Governo apresenta PEC para barrar militares da ativa na disputa eleitoral
30 ago 2023 - Brasil / PolíticaO Governo Federal recuou sobre Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe integrantes das Forças Armadas em cargos do Poder Executivo. Entretanto, será apresentada proposta proibindo que militares da ativa concorram a cargos eletivos.
O recuo e a proposta foram comunicadas durante entrevista coletiva dos ministros José Mucio Monteiro Filho e o de governo, Jacques Wagner.
Segundo a proposta que será apresentada pelo Senado, o militar que decidir concorrer as eleições não deverá pedir apenas uma licença, mas ir direto para a reserva.
“O que nós desejávamos e que a maioria das Forças Armadas concorda é quem quiser ser militar não pode disputar um cargo político e depois voltar para seus comandos. Estamos zelando pelas Forças Armadas e a classe política. Cada um fica no seu quadrado”, enfatizou Mucio.
Ele acredita que a proposta já possa valer a partir das eleições 2026.
Sobre o item em que o governo voltou atrás de proibir militares no Poder Executivo, Jaques Wagner disse que esse assunto deve ser debatido com os gestores do 26 estados o do Distrito Federal.