Absurdo: Sítio Riachão na cidade de Sumé PB, é alvo de ataques criminosos, entenda
3 nov 2023 - Destaque / Notícias / PolicialEsse é o terceiro ataque em menos de 15 dias, o sítio Jurema e o sítio Pitombeira também sofreram com esse ato tão brutal e covarde.
Sumé que fica a a 258 Km, da capital João Pessoa – PB.
Por volta da meia noite de terça-feira (31) de outubro o agricultor, Ernani Martins Gomes, 45 anos, solteiro de apelido (Novinho) filho da senhora das Dores, moradores da mesma comunidade. o Novinho levantou para utilizar o banheiro que fica na área externa da residência, e ao aproximar-se viu grande fogo tomando conta do pasto, que diga-se de passagem serviu como combustível devido a escocês de água. em todo cariri paraibano.
Em poucos instantes as labaredas invadiram propriedades, chegando no sitio do senhor Evandro que ao lado já é pertencente ao senhor Isaias.
Prontamente ele saiu em gritos para alertar os vizinhos, acordando o senhor José Humberto de Oliveira, conhecido por Zezinho da verdura, idoso com idade de 60 anos e sua esposa Marineide Oliveira Feitosa, com idade de 55 anos.
Ali começou uma luta contra o tempo, em uma das propriedades tem um cacimbão e poço artesiano, eles usaram a água visando controlar o fogo na esperança de não se espalhasse além do que já estava.
Em conjunto fizeram uma força tarefa tentando diminuir as chamas e evitando que chegasse até os animais de propriedades vizinhas. conseguiram salvar bovinos e equinos que estavam presos em um cercado, e á poucos metros das chamas, que em tempo recorde tomou conta de todo local.
Os animais em questão que correu risco de sofrerem as consequências, são pertencentes ao Sr. Evandro e Isaias ambos possuem propriedade no local.
Toda a pastagem e resto de capim nesse local foi consumido pelo fogo, começou uma nova peleja, salvar o plantio e área de cultivo do senhor Zezinho. Já exaustos, pois já passava de 3 horas de luta desproporcional contra as chamas, Com muita luta retiraram mais água de um cacimbão, e foi o que amenizou e houve o controle do fogo.
Lembrando que segundo os senhores que de forma incansável lutaram para conter as chamas, relatam que foram mais de 4 (quatro) horas de trabalho para apagar e controlar as chamas, que insistiam em recomeçar. Uma verdadeira noite de terror. Relatou um dos enfrentastes.
Por trata-se de local bastante árido as chamas rapidamente recomeçavam e com proporções que a distância notava-se o risco eminente de chegar nos plantios que são aguados, nos animais e nas casas vizinhas.
Um pouco da história do senhor Zezinho das verduras, filho natural da cidade de
O senhor Zezinho e sua esposa, são agricultores, vivem da agricultura familiar. Trabalham no plantio de alface, coentro e possui uma pequena granja, onde lhes garante uma renda extra para o sustento da família. vendendo ovos e verduras pela cidade de Sumé. fruto do relacionamento têm três filhas.
Das autoridades:
Foi no clarear do dia que a família procurou as autoridades e noticiou o fato, procuraram a policia militar que indicou que fizesse um boletim de ocorrência. Prontamente uma das filhas do cala, providenciou de maneira online o registro e lavratura do BO, que segue abaixo:
Buscando mais detalhes sobre o fato ocorrido, tentamos contatar com autoridades de policia civil da cidade de Sumé, porém sem sucesso.
O apelo de de várias famílias, o medo de diversos moradores, e ficamos aqui com a pergunta que não quer calar; o que esta acontecendo na cidade de Sumé-PB.
Peço aos companheiros de imprensa que juntos entender com as autoridades o que está acontecendo. em especial vocês que fazem a Rádio cidade de Sumé.
Um pedido de socorro ecoa em Sumé, e ecoa pelo estado e faz ressoar por todo o Pais.
ATENÇÃO AUTORIDADES COMPETETENRES DE SUMÉ – PB
David Edson / Jornal Paraibano