VÍDEO: Sancionada Lei, reconhece oficialmente Cajazeiras como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”
17 nov 2023 - Destaque / Notícias / PolíticaDe autoria do deputado estadual Chico Mendes, o projeto de lei foi sancionado pelo governador João Azevêdo na última quarta-feira
Agora é oficial, foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) a lei que reconhece Cajazeiras como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”. Na edição dessa quarta-feira (15), do Diário Oficial do Estado (DOE), foi publicada a lei de autoria do deputado estadual Chico Mendes (PSB), que prevê, “nas ações de divulgação oficial sobre o Município de Cajazeiras, obrigatoriamente, deverá constar a seguinte expressão: Cajazeiras, a Cidade que ensinou a Paraíba a ler”.
Atualmente, o município tem 63.239 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade, que fica no Alto Sertão Paraibano se consolidou ao longo dos anos como referência em cultura e educação no estado, por meio, por exemplo, da atuação do Padre Rolim e sua escola, criada ainda no século XIX.
A frase “Cajazeiras, cidade que ensinou a Paraíba a ler”, atribuída a Alcides Carneiro, teria sido pronunciada num arroubo oratório em tempo de eleição, ele que foi deputado federal, ministro e tentou ser governador em memorável disputa contra Osvaldo Trigueiro, em 1947. Mas a frase, dita até os tempos de hoje, tem fundamentação na história do memorável Inácio de Souza Rolim.
História da educação em Cajazeiras
Nascido no Sítio Serrote, em 22 de agosto de 1800, e ordenado como sacerdote no Palácio Episcopal de Olinda, em Pernambuco, em setembro de 1825, o padre Inácio de Sousa Rolim fundou, em 1829, a “Escolinha de Serraria”, que tem ligação direta com a fundação de Cajazeiras. Essa pequena escola começou a crescer a partir de 1833, atraindo estudantes do local e de outras regiões.
A Escolinha de Serraria, que havia sido construída em uma casa feita de madeira, mudou-se para uma nova casa feita de alvenaria, que foi um colégio de salesianos, onde hoje é o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. O colégio atraia estudantes de várias regiões, personalidades como o Padre Cícero de Juazerio do Norte, Ceará, também estudou no colégio cajazeirense. Além dele, outras personalidades estudaram e passam a residir nas imediações do colégio, trazendo para Cajazeiras o título de “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”.