Após óbito de idoso em Aparecida, secretária reforça alerta para manter cuidados contra covid-19

8 dez 2023 - Destaque / Notícias

A secretária de Saúde de Aparecida disse que durante visita da equipe na residência do idoso, foi constatado sinais que levantaram suspeita de pneumonia. Mas os testes deram positivo para covid

A Prefeitura de Aparecida, no Sertão paraibano, emitiu um boletim do coronavírus na tarde dessa quinta-feira (7) anunciando um óbito em decorrência da covid-19. A morte de um idoso de 97 anos levantou alerta da Secretaria de Saúde do município, que está novamente reforçando a importância dos cuidados preventivos que a população deve tomar.

Segundo a secretária Narjara Araújo, o óbito foi registrado na noite da quarta-feira, no Hospital Regional de Sousa. Ela disse que durante a visita que a equipe da Secretaria de Saúde fez na residência do idoso, na zona rural, foi constatado sinais que levantaram suspeita de pneumonia. Mas os testes deram positivo para covid.

“Nesse momento, sobretudo nesse período de festas, nós devemos nos manter cada vez mais vigilantes e reforçar certos cuidados, principalmente para aqueles grupos de risco. O uso de máscara é indispensável; testagem no início dos sintomas, até 48 horas, também é indispensável; e a vacinação, que ainda é a melhor forma de se proteger da evolução da covoid-19”, alertou a secretária.

Nas 24 horas que antecederam a emissão do boletim de quinta-feira, Aparecida registrou 6 novos casos de covid-19, sendo apenas um caso recuperado. Os demais em observação.

Boletim da Prefeitura de Aparecida, da quinta-feira (7)

Cenário epidemiológico e vacinação na Paraíba

A segunda dose de reforço da vacina bivalente contra covid-19 passou a ser recomendada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para grupos de risco: pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.

Na Paraíba, o cenário epidemiológico atual é estável. A taxa geral de casos positivos, da primeira semana de janeiro até o início de dezembro, é de 4,92%.

As vacinas contra covid-19 estão disponíveis nos 223 municípios da Paraíba. A testagem pode ser realizada a partir do segundo dia de sintomas.