Poço de José de Moura institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo; projeto é da vereadora Aurélia
10 maio 2024 - Destaque / Notícias / PolíticaA Câmara Municipal de Poço de José de Moura aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Aurélia Anacleto Barbosa que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo no município, além da adoção de cartilha educativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino.
Aprovado o projeto, o Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo em Poço de José de Moura ficará sendo todos os anos no dia 28 de abril, proporcionando um momento específico para reforçar a conscientização e as medidas de inclusão para pessoas com autismo em nosso município. “A escolha desta data permite uma celebração contínua e focada durante todo o mês de abril, que é reconhecido internacionalmente como um mês de sensibilização sobre o autismo”, diz um trecho da justificação do PL.
Outro ponto que trata o projeto é que neste dia 28 de abril, a cada ano, a Secretaria Municipal de Educação promoverá atividades educativas e informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando difundir o conhecimento acerca do tema, focando causas, peculiaridades e formas de promoção e inserção de crianças e adolescentes autistas na escola, no mercado de trabalho e na rede pública de saúde. Clique aqui e veja o projeto na íntegra.
A Secretaria Municipal de Educação, atranés da secrearia Werlainne Quaresma, irá adotar a cartilha “Autismo: conhecer, compreender e respeitar”, como material de apoio pedagógico, destinado aos profissionais da educação, cuidadores e familiares de pessoas com autismo na rede municipal de ensino.
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são condições que geralmente se manifestam nos primeiros cinco anos de vida e persistem ao longo da adolescência e idade adulta. As pessoas com TEA apresentam uma ampla gama de habilidades e desafios, incluindo condições comórbidas como epilepsia, depressão, ansiedade e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). As habilidades intelectuais entre indivíduos com TEA também variam significativamente, indo de desafios profundos a habilidades cognitivas superiores.
“Assim, esperamos contar com o apoio desta Casa Legislativa para a aprovação final deste projeto, que é um passo crucial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e o fortalecimento de suas famílias”, escreveu a parlamentar.
Aurélia Anacleto Barbosa foi eleita vereadora com 261 votos no pleito de 2020.
CLIQUE AQUI e veja a cartilha “Autismo: conhecer, compreender e respeitar”.
JORNAL PARAIBANO