Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial
3 dez 2024 - Destaque / Internacional / PolicialMedida foi adotada para detectar e conter “elementos pró-Coreia do Norte”, disse Yoon Suk-yeol em pronunciamento surpresa na TV local, mas oposição acusa presidente de usar esse argumento para controlar Parlamento. Polícia do país disse que vai tentar barrar medida.
O governo da Coreia do Sul impôs nesta terça-feira (3) a lei marcial no país. O presidente argumentou que quer “limpar” o território de aliados da Coreia do Norte, mas a oposição acusou o governo de estar usando o conflito com Pyongyang para controlar o Parlamento.
A lei marcial restringe o acesso a direitos civis e substitui a legislação normal por leis militares, como limitações à imprensa, ao Parlamento e às forças policiais. O acesso ao Parlamento foi fechado após a imposição da lei marcial (veja imagem acima).
Esta é a primeira vez que um governo da Coreia do Sul, que tem regime democrático e é aliado das principais potências ocidentais, decreta a lei marcial desde o fim da ditadura militar no país, na década de 1980.
Relacionadas:
VÍDEO: Cantora pede desculpas por imprevisto no show da cidade de Jericó: “Não foi nossa culpa”12/26/2023
Homem é assassinado com disparo de arma de fogo na cidade de Aparecida, região de Sousa06/08/2024
Corpo de homem que estava desaparecido é achado em decomposição na zona rural de Água Branca, região...11/11/2024
Furto ao Padre Zé causou prejuízo de R$ 525 mil; entenda investigação09/20/2023